Blog

Conheça as pesquisas do IDESCO para empresas

Conheça o rol de serviços de pesquisa oferecidas pelo Idesco
O Q2Lab – Laboratório de Ciência de Dados Quali-Quantitativos Aplicados àGestão, já em funcionamento no Instituto Idesco, é um ambiente capaz de desenvolver e analisar, com excelência e nas mais diversas áreas, pesquisas acadêmicas e pesquisas de mercado.
Conheça os serviços de pesquisa do Idesco, disponíveis para as empresas.
 *Satisfação de Clientes*As pesquisas fornecem dados valiosos que podem levar a cenários de melhoria de seu negócio. Atualmente, os clientes não são mais meros espectadores e consumidores de bens e serviços. Diversas métricas surgem para analisar sob um processo de inteligência de mercado. Um bom feedback dos clientes sobre sua marca pode mostrar claramente como sua empresa é percebida por seus clientes. As pesquisas fornecem informações que reduzem a incerteza sobre o produto/serviço que está sendo testado ou que precisa ser melhorado. É preciso entender o que os clientes pensam sobre seus produtos/serviços entregues. Com o feedback, seja ele positivo ou negativo, as empresas saberão o que melhorar e quais estratégias devem ser realizadas. Clientes insatisfeitos podem arruinar uma empresa, então ouvir os consumidores é crítico a qualquer negócio. A busca pela melhoria da experiência do cliente deve ser uma constante em todos os negócios.
 *Top of mind*O top of mind é um conceito de marketing e significa o que vem em primeiro lugar na sua mente. É incorporado nas pesquisas de mercado e muito importante em estudos do comportamento do consumidor. Está ligado a marcas e empresas que são as primeiras das quais os consumidores se lembram quando questionados. Busca encontrar as marcas mais lembradas espontaneamente pelo consumidor, inclusive por categoria. Portanto, sua empresa terá certeza sobre o que está associado na mente de seu cliente.
 *Posicionamento de marcas*O posicionamento da marca é como sua empresa quer ser lembrada e reconhecida pelos seus clientes. É uma estratégia usada na gestão de marcas que se concentra no que os clientes pensam sobre sua marca e onde sua empresa está na mente dos consumidores em comparação aos seus concorrentes. Em algumas situações, o reposicionamento de marca é necessário quando a percepção dos clientes difere da posição que sua empresa deseja ter na mente de seus consumidores.
 *Cliente oculto*Cliente Oculto é uma ação interativa utilizada por empresas de diversos ramos para avaliar minuciosamente seus produtos/serviços e funciona como uma auditoria dos pontos de contato, processos e produtos de uma empresa. As ações da empresa são analisadas sistematicamente para verificar se estão sendo seguidas conforme o planejado. O Cliente Oculto gera avaliações a respeito do negócio sob a ótica do consumidor e permite que a empresa verifique itens como: qualidade de atendimento, tempo de serviço, condições das instalações, padronização de processos, dentre outros. Há diversos benefícios deste tipo de ação, a saber:• Aprimorar processos da empresa• Ter uma análise crítica e imparcial• Mapear e melhorar os pontos de contato com seus clientes.• Entender se a promessa de marca está sendo entregue adequadamente• Analisar o atendimento da equipe de vendas• Auditar operações em múltiplos canais: telefone, online e presencial• Realizar compliance de processos• Examinar a experiência do cliente• Aprimorar a venda, aumentar o ticket médio e aumentar a receita da empresa
 *Segmentação de clientes*O conceito de segmentação de clientes é definido como uma divisão de pessoas com características similares. Consiste na identificação de consumidores com características semelhantes por meio de segmentação demográfica, geográfica, psicográfica, comportamental, combinações entre esses e outras opções de segmentação. A segmentação facilita a análise dos seus consumidores e a definição de um público-alvo. Por conseguinte, simplifica a criação de táticas mercadológicas mais precisas e rentáveis a sua empresa, pois a empresa poderá direcionar, de forma precisa, seu mix de marketing ao mercado-alvo adequado.
**Atuação do Q2Lab nas Pesquisas Acadêmicas**O novo laboratório é também um ambiente capaz de desenvolver e analisar, com excelência e nas mais diversas áreas, pesquisas acadêmicas.Sendo um local para a formação de pessoas, o Q2Lab pode aproximar professores e alunos da prática profissional, junto ao mercado, permitindo o desenvolvimento de projetos práticos de forma interdisciplinar. E pode ainda atuar como articuladoracadêmico, junto às empresas e entidades, desenvolvendo estudos de impacto para toda a sociedade

Inove junto com o IDESCO